CUFA

 (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos.

Quer participar?

O trabalho em conjunto entre moradores de favelas e jovens voluntários é a base para construir uma sociedade mais justa e sem pobreza.

Nossa Visão & Missão

A CUFA está presente em todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal, além de diversos países, incluindo os Estados Unidos, quando, em 2015, teve a sua Semana Global, na Organização das Nações Unidas (ONU), que concedeu à instituição três cadeiras: Habitação, Afrodescendência e Juventude. Nesta ocasião, foi inaugurada a sede da CUFA Global, no bairro do Bronx, em Nova York.

Sobre a CUFA

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte, através da cultura Hip-hop, promovendo a integração e inclusão social da favela.

A CUFA foi fundada por Celso Athayde, que mesmo não estando na instituição, ainda segue como voluntário, e conquistou o prêmio do Fórum Econômico Mundial de Empreendedor de Impacto e Inovação de 2022, na cidade suíça de Davos, no qual a honraria é oferecida pela Fundação Schwab.

A CUFA tem a Favela Holding como mantenedora, um grupo com mais de 20 empresas voltadas para a favela e que se tornou seu braço econômico. Inclusive, a organização chegou a vencer o Prêmio Caboré 2022, na categoria de serviço de marketing.

A CUFA está presente em todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal, além de diversos países, incluindo os Estados Unidos, quando, em 2015, teve a sua Semana Global, na Organização das Nações Unidas (ONU), que concedeu à instituição três cadeiras: Habitação, Afrodescendência e Juventude. Nesta ocasião, foi inaugurada a sede da CUFA Global, no bairro do Bronx, em Nova York.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, o Top CUFA e a Taça das Favelas de Free Fire. A CUFA também é parceira social da Expo Favela Innovation, maior feira de negócios de favela do mundo, organizada pela Favela Holding.

A CUFA participou do projeto Strive da Mastercard que digitaliza centenas de milhares de microempresas em favelas de várias regiões do Brasil e do mundo. Além disso, teve ampla participação na criação dos Laboratórios de Inovação Social para o Programa Mulheres de Favela, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Impact Hub.

Durante a pandemia do Covid-19, a CUFA, em parceria com a UNESCO, utilizou sua capilaridade para conectar a favela e o asfalto e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Através do programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas, físicas e digitais, e chips com internet gratuita garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisaram migrar para as aulas online. Os benefícios são direcionados às mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a CUFA entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto chegou a impactar mais de 17 milhões de pessoas.

Essas ações, consequentemente, deram à CUFA o prêmio iBest, maior premiação do país no mercado digital, na categoria de ações sociais, e o prêmio MTV Miaw 2020, pela categoria Transforma Miaw Herói na Pandemia, o Prêmio Folha, entre outros.

Em 2019, a CUFA ganhou o Prêmio Caio na categoria de eventos esportivos pela organização da Taça das Favelas, ano em que foi realizado pela primeira vez em São Paulo, cidade com o maior número de favelas do país.

Em 2022, a instituição realizou mais um grande sonho que foi o acontecimento da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, que teve as suas grandes finais em novembro, na Arena Barueri, com transmissão ao vivo em TV aberta.

Prêmios

2007 Prêmio Rei da Espanha – Parceria com a Globo e o Fantástico ▼
Idealizado pelo rapper MV Bill e Celso Athayde, o documentário “Falcão: Meninos do Tráfico”, que retrata a realidade de jovens de comunidade que se envolveram na vida do crime, recebeu o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha pelas próprias mãos do rei Juan Carlos Primeiro I.

2010 Prêmio Darcy Ribeiro ▼
A Comissão de Educação e Cultura e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados premiou a CUFA (Central Única das Favelas) por sua atuação na educação brasileira. A originalidade, vulto ou o caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas foram critérios que definiram a decisão.

2019 Prêmio Caio – em parceria com a Globo – Taça das Favelas São Paulo ▼
O Prêmio Caio, considerado o “Oscar do Eventos”, tem como principal objetivo premiar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia. A CUFA (Central Única das Favelas) foi premiada pelo trabalho desempenhado na Taça das Favelas de São Paulo.

2020 MIAW MTV – Transforma MIAW Herói da pandemia ▼
Escolhida através de voto popular, a CUFA (Central Única das Favelas) venceu a categoria “Transforma Miaw Herói na Pandemia”, pelo trabalho social no combate aos efeitos da Covid-19 nas regiões mais ulneráveis, às favelas.

2020 Prêmio Folha Empreendedorismo Social ▼
O objetivo do prêmio é reconhecer empresas que promovem a equidade, o estímulo à escrita e leitura, suporte a refugiados e moradia digna. A CUFA (Central Únicas das Favelas) foi premiada pela da atuação na pandemia, e soluções criadas para esse período através do empreendedorismo.

2021 Prêmio IBest ▼
Por conta do trabalho social realizado, a CUFA (Central Única das Favelas) foi premiada na categoria Ação Social. O prêmio Ibest é a maior premiação relacionada à internet e ao mercado digital.

2021 Prêmio Band Inspira Rio 2021 ▼
Na categoria “Responsabilidade Social”, a CUFA (Central Única das Favelas) foi a grande vencedora do “Prêmio Band Inspira Rio”, que tem como objetivo premiar e homenagear as empresas que propagam boas ideias, incentivam, investem e empreendem.

2022 Empreendedor Social – Fundação Schwab ▼
Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA) e atual CEO da Favela Holding, foi vencedor do Prêmio na categoria de Empreendedor Social pela Schwab, passando a integrar a comunidade de inovadores sociais ligada ao Fórum Econômico Mundial.

2022 Prêmio Caboré – Favela Holding ▼
O empreendedor social Celso Athayde, CEO da Favela Holding e fundador da CUFA ( Central Única das Favelas), venceu o Prêmio Caboré, da Revista Meio & Mensagem, na categoria de serviço de marketing. A premiação, da indústria de comunicação no Brasil, é considerada o “Oscar” do mercado publicitário.

2022 Indicação – Prêmio Governo do Estado de São Paulo ▼
O empreendedor social,Celso Athayde, CEO da Favela Holding, e fundador da Central Única das Favelas (CUFA), concorreu ao Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes em 2022. A premiação teve como objetivo reconhecer e homenagear pessoas que estão ligadas à construção cultural e criativa do estado de São Paulo.

2023 Prêmio de Desenvolvimento do Ecossistema da EFMD Global ▼
A honraria foi dada à CUFA (Central Única das Favelas) pelo sucesso da campanha da Escola de Negócios da Favela, criada em 2022 com o objetivo de trazer conhecimento de educação empreendedora e conhecimento em gestão para um público que não possui acesso às escolas de negócios.

Conheça os Pilares da CUFA

Ação Humanitária

A CUFA sempre se pautou e foi reconhecida pelas ações humanitárias que desenvolveu. No período de pandemia, esta característica da instituição ganhou ainda mais força. Neste espaço, você pode ver as ações que a CUFA implementa para ajudar os moradores de favela a atenuarem as dificuldades do isolamento social.

Arte e Cultura

A favela é caracterizada como uma grande potência de arte e cultura. A CUFA, ciente disso, sempre fortaleceu, desenvolveu e fomentou projetos, eventos e atividades artístico-culturais, levando oportunidades para que o morador de favelas possa desenvolver seus talentos e dons.

Comunidade & Segurança

A CUFA está sempre atenta ao bem-estar e as políticas de segurança das favelas. Aqui você pode conferir as parcerias e projetos que a instituição desenvolve, dialogando com os mais diversos setores da sociedade, pensando no bem-estar de toda a comunidade.

Direitos Humanos

Todas as ações da CUFA, nas mais diversas áreas, primam pelos Direitos Humanos, como uma instituição reconhecida e dona de três cadeiras na Organização das Nações Unidas (Habitação, Juventude e Afrodescendência).

Economia

Nesta sessão, você pode conferir como as ações da CUFA estão contribuindo para o desenvolvimento econômico das favelas brasileiras.

Empreendedorismo

O favelado é um empreendedor nato. Por conta dessa premissa, a CUFA sempre fomentou e estimulou o empreendedorismo nas favelas de todo o Brasil, através de projetos e parcerias, com os mais diversos setores da sociedade.

Esportes

A CUFA sempre enxergou o esporte como uma grande ferramenta de inclusão social. A instituição é referência na criação e idealização de atividades esportivas voltadas para moradores de favela, sendo vanguarda em algumas dessas ações. Entre os grandes eventos desenvolvidos pela CUFA, destacam-se a Taça das Favelas, o Festival de Lutas da CUFA (FLC) e a LIBBRA (Liga Brasileira de Basquete de Rua).

Família e Saúde

A humanidade passa uma das piores crises sanitárias de sua História. A CUFA está atenta e preocupada com a saúde da população de favela. Aqui você pode acompanhar as ações que a instituição desenvolve em prol da saúde dos moradores destes territórios.